Quem tem plano de saúde pode, muitas vezes, ter dúvidas sobre quais procedimentos são ou não são cobertos pelo plano. Assim, nesse artigo vamos tratar se o plano de saúde cobre cirurgia de ginecomastia.
Já falamos em outros artigos se o plano de saúde cobre cirurgia de miopia, colocação de DIU, Implanon, consulta com nutricionista e atendimento com psicólogo, dentre vários outros assuntos ligados às coberturas e como os planos de saúde funcionam. Então, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre cirurgia de ginecomastia e se o seu plano de saúde cobre ou não esse procedimento. Confira!
O que é ginecomastia?
Ginecomastia é um quadro que afeta homens, quando há crescimento das mamas. Isso pode ser causado por um desequilíbrio hormonal no organismo masculino, levando ao crescimento das glândulas mamárias.
Causas da ginecomastia
Existem fatores que contribuem para o surgimento da ginecomastia. Dentre eles, pode-se citar obesidade, utilização de hormônios, efeito colateral de medicamentos, utilização de anabolizantes, insuficiência renal e infecções nos testículos.
Por isso, para ocorrer o diagnóstico da ginecomastia, as suas causas também precisam ser analisadas, embora nem sempre seja possível identificá-las.
Sintomas, diagnóstico e tratamento da ginecomastia
Na ginecomastia, a região do peitoral do homem, onde ficam as glândulas mamárias, se apresentam aumentadas, em um dos lados ou ambos os lados. Dor também pode estar presente, assim como inchaço da região. Com isso, o homem se sente mal e pode buscar tratamento para a condição.
O tratamento pode envolver medicação e mudança de hábitos. Porém, em alguns casos, é necessária a remoção cirúrgica do excesso da mama.
Trata-se de uma cirurgia tranquila, que apresenta poucos riscos e com pós-operatório favorável, quando bem indicada e realizada por especialista em cirurgia plástica.
Plano de saúde cobre cirurgia de ginecomastia?
Agora que você já sabe o que é ginecomastia, seus sintomas, diagnóstico e tratamento, vamos falar se o plano de saúde cobre cirurgia de ginecomastia.
Conforme o rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regulamenta os procedimentos mínimos que os planos de saúde devem cobrir no Brasil, a cirurgia de ginecomastia deve ser coberta pelo plano de saúde.
Afinal, o procedimento faz parte do rol de procedimentos e eventos mínimos em saúde, determinados pela ANS, que têm cobertura obrigatória por todos os planos de saúde.
Qual plano de saúde cobre cirurgia de ginecomastia?
De fato, todos os planos de saúde devem cobrir a cirurgia de ginecomastia, visto que é um procedimento listado no rol da ANS.
Cada plano de saúde pode ter exigências sobre o fluxo a ser seguido para a aprovação da cirurgia. Em geral, o paciente deverá ter acompanhamento prévio com um endocrinologista, para eliminar as possíveis causas que levaram ao desenvolvimento do quadro, como o desequilíbrio hormonal, por exemplo.
No caso de obesidade, o paciente também poderá ter um quadro mais apropriado para a cirurgia ao perder peso.
Alguns exames são solicitados previamente à cirurgia, justamente para avaliar a qualidade de saúde geral do paciente, minimizando o risco de intercorrências durante a cirurgia.
Um cirurgião plástico poderá fazer a solicitação do procedimento cirúrgico, já em posse de todos os exames pré-cirúrgicos exigidos.
Quando o plano cobre ginecomastia?
O plano de saúde deverá cobrir a cirurgia de ginecomastia para todos os beneficiários ativos, ou seja, em dia com o pagamento das mensalidades do plano.
No caso de planos com coparticipação, em que o beneficiário tem um valor de mensalidade reduzido e paga valores a cada acesso aos serviços do plano, os valores para o procedimento cirúrgico e internação hospitalar deverão ser os combinados em contrato.
Já em planos integrais, o procedimento cirúrgico deverá ser coberto pelo plano, sem custos extras ao paciente.
Tem como fazer cirurgia de ginecomastia de graça?
Para quem não tem plano de saúde, a cirurgia de ginecomastia pode ser feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de maneira gratuita.
Para isso, é preciso seguir o fluxo exigido pelo SUS para que a cirurgia seja indicada e agendada em hospitais públicos.
Também vale lembrar que esse processo, pelo SUS, pode ser um pouco mais demorado do que quando realizado pelo plano de saúde.
Quanto custa mais ou menos uma cirurgia de ginecomastia?
Quando feita de forma particular, os valores para uma cirurgia de ginecomastia variam bastante. Isso depende de qual hospital o procedimento será feito, bem como por qual cirurgião plástico e equipe.
Em geral, os valores podem variar de R$ 4.000,00 até R$ 20.000, dependendo do local e da equipe.
Quais os riscos de uma cirurgia de ginecomastia?
Os riscos de uma cirurgia de ginecomastia são os mesmos de qualquer cirurgia plástica eletiva. Essa é uma cirurgia geralmente indicada quando o paciente encontra-se em bom estado de saúde geral, sem infecções ativas no organismo.
Ou seja, os maiores riscos estão associados às reações à anestesia durante a cirurgia, infecção pós-cirúrgica, abertura dos pontos e cicatrização com queloide.
Vale lembrar que todo procedimento cirúrgico apresenta riscos, por isso, a avaliação prévia do paciente é muito importante, bem como os exames pré-cirúrgicos, para que esses riscos sejam minimizados. Além disso, é fundamental que o paciente siga as orientações pós-cirúrgicas adequadamente.
Como fazer o plano de saúde cobrir cirurgia de ginecomastia?
Se você ainda tem dúvidas se seu plano de saúde cobre cirurgia de ginecomastia, você pode entrar em contato com a operadora e tirar suas dúvidas, embora seja um procedimento de cobertura obrigatória pelo plano. Ou seja, conforme a ANS, o plano de saúde não pode se recusar a cobrir o procedimento que consta no rol de procedimentos.
O que muda, no caso, é o fluxo que cada plano tem para a aprovação da cirurgia, tais como, determinados exames prévios, hospitais e médicos que fazem parte da rede credenciada do plano, bem como indicação da cirurgia. Por isso, você também pode se informar para obter mais detalhes de quais são as exigências do plano para a cobertura desse evento.
Tem mais alguma dúvida sobre planos de saúde? Ainda não tem um plano de saúde e quer a melhor opção para você, que atenda suas demandas? Então, entre em contato conosco e receba gratuitamente cotações.