Quando se pensa em plano de saúde, muitas pessoas se confundem com administradora e operadora de plano de saúde. Mas, afinal, qual é a diferença entre administradora e operadora do plano de saúde?
Será que existe alguma diferença?
Vamos ver qual é a diferença entre administradora e operadora do plano de saúde, explicando melhor as funções de cada uma. Confira!
Qual a diferença entre administradora e operadora do plano de saúde?
Primeiramente, é importante deixar claro que administradora e operadora de plano de saúde não são o mesmo. Embora ambas sejam grandes empresas do ramo da Saúde e serem registradas na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), suas funções são bem diferentes. Para entender melhor, vamos ver com mais detalhes as funções de cada uma.
Administradora de plano de saúde
Uma empresa denominada administradora de plano de saúde é aquela que faz a gestão administrativa da contratação do plano de saúde.
Ou seja, uma administradora poderá ser responsável por inúmeras diferentes operadoras e seus planos. No caso, a administradora, geralmente, representa diferentes grupos de pessoas, ou associações de classe, por exemplo.
Elas também são chamadas de administradoras de benefícios e geralmente lidam com planos de saúde coletivos por adesão, justamente por terem convênios com associações de classe.
Quer um exemplo? A Qualicorp é uma grande administradora de plano de saúde. Ela representa associações, tais como Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas, bem como Associação de Servidores Públicos na área da Educação, por exemplo.
Para esses grupos, a Qualicorp apresenta diferentes opções de planos de saúde coletivos por adesão, conforme apresentados por diferentes operadoras de planos de saúde.
A administradora, por sua vez, também cuida da contratação dos planos escolhidos pelos grupos, ou seja, documentação, por exemplo, pagamento de boletos, dentre outras funções.
Inclusive, se você pretende trocar de operadora para economizar com seu plano de saúde, é justamente com a administradora do plano que você deve conversar.
O que é um plano coletivo por adesão?
Um plano coletivo por adesão é aquele contratado via administradora de benefícios, por meio de uma associação de classe, por exemplo.
É diferente de um plano empresarial, contratado via CNPJ, ou um plano individual/familiar, contratado por meio de CPF, diretamente com a operadora. Se você tem dúvidas sobre os diferentes tipos de planos de saúde, consulte o guia definitivo de planos de saúde.
Para um plano coletivo por adesão, é necessário fazer parte de associações de classe, por exemplo, e então, a associação contrata a administradora de benefícios, que então, oferece os planos de saúde de diferentes operadoras para quem faz parte da associação.
Quais as vantagens de contratar uma administradora de plano de saúde?
Uma informação importante é que uma administradora de planos de saúde só pode funcionar com autorização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ou seja, a administradora terá que seguir uma extensa legislação e também oferecer suporte adequado para as associações de classe, às empresas e também aos beneficiários.
Portanto, as vantagens de contratar uma administradora de plano de saúde, no caso de um plano de saúde coletivo por adesão é ter mais acesso a operadoras que comercializam planos de saúde somente para pessoas jurídicas.
Ou seja, você terá planos com mais cobertura e também acesso a mais serviços.
Além disso, você também terá suporte técnico permanente, com pós-venda de qualidade, não ficando desamparado caso haja alguma dúvida ou precisar de algum atendimento mais especializado administrativo, por exemplo.
Mas, é sempre fundamental buscar referências, antes de fazer qualquer contratação. Por isso, converse com outros associados de classe e veja se esses colegas possuem planos de saúde contratados por administradoras. Assim, você terá uma ideia mais fidedigna.
Operadora de plano de saúde
Já a operadora do plano de saúde é aquela que oferece diferentes tipos de planos de saúde no mercado. É também responsável por adquirir os recursos necessários para manutenção da estrutura do plano de saúde, incluindo hospitais, clínicas, laboratórios e fazer os pagamentos dos médicos conveniados.
Ou seja, os serviços oferecidos por determinado plano de saúde são de responsabilidade da operadora daquele plano de saúde.
Exemplos práticos: você tem interesse na contratação do plano de saúde Bronze Brasil Apto, da Porto Seguro. A Porto Seguro é a operadora desse plano de saúde. É a Porto Seguro que garantirá a manutenção da rede credenciada, dos laboratórios e hospitais.
Quem são as operadoras de planos de saúde?
Existem várias opções de operadoras de planos de saúde no mercado, algumas bastante conhecidas.
As 9 maiores operadoras de planos de saúde no Brasil* são:
- NotreDame Intermédica (4,80 milhões de beneficiários);
- Hapvida Assistência Médica (4,7 milhões de beneficiários);
- Bradesco Saúde (3,95 milhões de beneficiários);
- Amil Assistência Médica (3,02 milhões de beneficiários);
- Sul América Saúde (2,89 milhões de beneficiários);
- Seguros Unimed Saúde (710 mil beneficiários);
- Prevent Senior (549 mil beneficiários);
- Assim Saúde (447 mil beneficiários);
- Porto Seguro Saúde (429 mil beneficiários).
* Dados de março de 2023, extraídos da ANS.
É sempre importante fazer uma boa pesquisa entre diferentes tipos de planos de saúde, de operadoras diferentes, para saber qual é o plano que mais atende suas necessidades, com um valor que não pesará em seu orçamento.
Como escolher a melhor operadora de plano de saúde?
Essa é uma pergunta que parece difícil, mas que, na verdade, não há uma resposta certa para todos. Tudo depende das suas demandas em relação ao plano de saúde.
Há várias operadoras de plano de saúde. E sempre há vantagens e desvantagens em cada uma delas.
Em geral, as melhores operadoras de plano de saúde possuem as seguintes características:
- Várias opções de planos de saúde para demandas diferenciadas;
- Preços competitivos no mercado;
- Ampla rede credenciada;
- Pouca burocracia para liberação de exames;
- Utilização de aplicativos, para maior rapidez;
- Boa avaliação da ANS;
- Boa avaliação em sites como Reclame Aqui, que registram reclamações;
- Atendimento rápido e ágil, quando há dúvidas ou reclamações de beneficiários;
- Alto índice de resolução de problemas levantados pelos beneficiários.
Portanto, a melhor estratégia para escolher uma boa operadora é saber quais são suas demandas, ou seja, o que você espera de um plano de saúde. É importante também definir um orçamento para o valor de mensalidade do plano de saúde.
Então, solicite cotações gratuitas conosco! Assim, você conseguirá ter mais informações sobre os planos que deseja, além de saber exatamente quanto cada plano custará.
Ter as informações precisas é um passo importante para quem deseja contratar um bom plano de saúde!