Um plano de saúde individual é aquele cujo contrato é feito com o CPF do beneficiário diretamente com a operadora. Quando se pensa em plano de saúde individual, existem vantagens e desvantagens.
Portanto, se você pensa em contratar um plano de saúde individual, é importante saber quais são essas vantagens, as desvantagens e as principais características desses tipos de planos de saúde.
Vamos então, descrever tudo o que você precisa saber sobre plano de saúde individual.
É possível fazer plano de saúde individual?
Sim, é possível a contratação de um plano de saúde individual. Conforme descrevemos, quando há a contração de um plano de saúde individual, o contrato é feito com o CPF do beneficiário, ou contrário do plano de saúde empresarial, cujo contrato é feito com o CNPJ da empresa.
Assim, o plano de saúde individual pode ser bastante indicado para autônomos e até mesmo estudantes.
Dessa forma, se você pretende contratar um plano de saúde individual, precisará entrar em contato com a operadora do plano de saúde e verificar se essa operadora de sua escolha oferece modalidades de planos de saúde individuais.
De fato, nos últimos anos, são poucos os planos de saúde que oferecem modalidades de planos individuais. Em geral, há mais opções de planos de saúde empresariais e planos de saúde coletivos por adesão.
Os planos de saúde coletivos por adesão são aqueles em que, embora o contrato seja feito com o CPF do beneficiário, há necessidade de um grupo de classe ou de profissionais, além do intermédio de uma operadora específica para isso.
É o caso de grupos de profissionais, como dentistas, que via associações, como a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, conseguem planos de saúde coletivos por adesão, por operadoras como a Qualicorp, por exemplo.
Agora, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de um plano de saúde individual.
Plano de saúde individual: vantagens
Para a contratação de um plano de saúde individual, o futuro beneficiário necessitará do seu CPF, com o qual o contrato será feito. Dessa forma, antes de assinar qualquer contrato, saiba as vantagens da contratação de um plano de saúde individual.
Liberdade na escolha do plano
A primeira vantagem é que o próprio beneficiário pode escolher o plano mais adequado às suas necessidades.
No caso de um plano de saúde empresarial, a empresa é que escolhe o plano de saúde mais vantajoso para a própria empresa e seus colaboradores, de maneira geral. Mas, o beneficiário não pode optar por trocar de plano, caso não esteja satisfeito, por exemplo.
Já quando se opta por um plano de saúde individual, o próprio beneficiário poderá escolher diferentes operadoras, analisar as diferenças e optar por aquela que mais atende as suas demandas.
Um exemplo, se um homem ou mulher, de mais idade, quiser fechar um plano de saúde individual, não há porque optar por cobertura obstetrícia, caso o contrato seja só dele e não há inclusão de outros familiares. Com isso, ele conseguirá um plano mais em conta, sem precisar pagar por serviços que não vai utilizar.
Valores mais em conta
Os planos de saúde individuais, por terem coberturas geralmente regionais ou até municipais, costumam ter valores bem mais em conta do que planos empresariais, por exemplo, os quais geralmente têm cobertura nacional.
Portanto, caso você esteja a procura de valores mais amenos de mensalidades de planos de saúde, procurar por um plano de saúde individual pode ser uma boa opção.
Aumentos determinados pela ANS
Por último, uma das grandes vantagens dos planos de saúde individuais é que os reajustes anuais desses planos são determinados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS.
Todos os valores de mensalidades de planos de saúde sofrem dois tipos de reajuste: o reajuste anual e o reajuste por mudança de faixa etária. No caso dos planos de saúde empresariais e planos de saúde coletivos por adesão, a ANS não determina o valor do reajuste.
Nesses casos, o valor do reajuste é apresentado pela operadora e pode ser negociado pela empresa, caso seja um valor muito acima do esperado.
Diversos fatores acabam impactando no valor de reajuste anual, dentre eles, o acesso aos serviços do plano, o índice de sinistralidade daquele plano de saúde, além de novas tecnologias que devem ser incorporadas aos serviços de saúde, gerando a chamada inflação médica.
Para se ter uma ideia de valores, em 2022, a ANS determinou que o reajuste dos planos de saúde individuais poderia ser de até 15,5%, sendo um valor de reajuste bem acima dos anos anteriores. Em 2019, por exemplo, o reajuste determinado pela ANS aos planos de saúde individuais foi de 7,35%.
Nesse mesmo ano, 2019, o reajuste médio dos planos de saúde coletivos por adesão foi de 15,74% para alguns planos, ou seja, bem acima do valor de reajuste para os planos de saúde individuais.
Planos de saúde individuais: desvantagens
Vamos, agora, falar sobre as desvantagens que os planos de saúde individuais oferecem, quando comparados a outras modalidades de planos, como os planos de saúde empresariais, por exemplo.
Rede credenciada regional e menor
Os planos de saúde individuais geralmente possuem rede credenciada regional e menos ampla do que planos de saúde empresariais, os quais contam com frequência com rede credenciada nacional e ampla.
Isso pode ser uma grande desvantagem, caso o futuro beneficiário esteja em busca de um plano de saúde de excelência, com rede credenciada nacional e bastante completa.
É de conhecimento que os planos de saúde individuais possuem um número mais restrito de hospitais e laboratórios em sua rede credenciada.
Número de dependentes
Outra desvantagem é que planos de saúde individuais não permitem a inclusão de dependentes. Nesse caso, o beneficiário deverá mudar para um plano de saúde familiar. Mais uma vez, para isso, o beneficiário terá que consultar a operadora do plano de saúde para verificar se há essa opção disponível.
No caso dos planos de saúde coletivos por adesão ou planos de saúde empresariais, a inclusão de dependentes é possível e não há necessidade de mudança de plano. Vale também lembrar que para cada tipo de plano, há regras de quem são os dependentes que podem ser incluídos e o valor a ser pago por cada dependente.
Menos diferenciais
Muitos planos de saúde empresariais apresentam diferenciais, tais como reembolso, centros de referência para programas de prevenção, dentre outros.
No caso dos planos de saúde individuais, há menos diferenciais oferecidos aos beneficiários.
Qual o valor de um plano de saúde individual?
O valor da mensalidade de um plano de saúde individual depende muito de vários fatores. Dentre eles, podemos citar:
- A operadora do plano de saúde;
- A faixa de idade do beneficiário;
- Cobertura do plano (nacional ou regional);
- Tipo de acomodação (enfermaria ou apartamento);
- Presença ou ausência de coparticipação.
Todos esses fatores influenciam no valor a ser pago pela mensalidade de um plano de saúde individual.
Qual o melhor plano de saúde individual?
Existem excelentes planos de saúde individuais, mas o melhor plano é sempre aquele que atende as necessidades de seus beneficiários a contento. Você pode encontrar ótimas opções de planos de saúde individuais das seguintes operadoras: Amil, Sul América, NotreDame Intermédica, Bradesco Saúde e Central Nacional Unimed, dentre outras.
Por isso, ao ter dúvidas sobre planos de saúde e as diferentes opções que você tem, o melhor é contatar um corretor de seguros, o profissional indicado para te dar todas as informações necessárias.
Ficou com alguma dúvida? Quer receber uma cotação de um plano de saúde? Entre em contato conosco!