Plano de Saúde Empresarial: Vantagens e Desvantagens

Sua empresa está pensando em adquirir um plano de saúde empresarial para seus colaboradores e você está na dúvida… Afinal, quais são as vantagens e desvantagens de um plano de saúde empresarial, quando comparadas com um plano de saúde individual? 

É preciso ter conhecido adequado sobre as vantagens e desvantagens de um plano de saúde empresarial, em relação a um plano de saúde individual. Assim, você conseguirá fazer a melhor escolha para você e ainda, conseguir estimular seus colaboradores a aderirem ao plano. 

Características importantes dos planos de saúde como período de carência, reajuste e até mesmo a rescisão dos contratos diferem entre planos de saúde empresariais e planos de saúde individuais. Daí a importância de saber bem as características de cada plano. 

Plano de saúde empresarial x plano de saúde individual 

Vamos começar explicando as vantagens e desvantagens de um plano de saúde empresarial em relação a um plano de saúde individual definindo bem o que é um e o que é outro. 

Um plano de saúde empresarial é aquele contratado por uma empresa, com CNPJ, para seus colaboradores. Existem diferentes tipos de planos de saúde empresariais, conforme o número de vidas. 

Assim, você encontrará no mercado opções de planos de saúde empresariais para empresas com até 29 vidas, entre 29 e 100 vidas e acima de 100 vidas ou beneficiários. Daí a importância de saber quantos colaboradores pretendem aderir ao plano, para contratar a melhor opção para sua empresa. 

Já um plano de saúde individual é aquele contratado por uma pessoa física, ou seja, para um CPF e não para uma empresa. 

Agora, vamos ver as principais diferentes entre esses dois tipos de planos. 

Operadoras 

Os planos de saúde são regidos pelas operadoras de planos de saúde. Dessa forma, tanto um plano de saúde individual quanto um plano de saúde empresarial são regidos por operadoras de planos. 

Entretanto, na atualidade, é difícil encontrar ofertas de planos de saúde individuais pelas grandes operadoras. 

Portanto, se você procura um plano de saúde com ótima cobertura, ou seja, com ampla e completa rede credenciada, de operadoras com grandes planos de saúde, tais como Amil, Porto Seguro, ou SulAmérica, por exemplo, você terá dificuldades em conseguir contratar um plano de saúde individual desses planos de saúde. 

De fato, as grandes operadoras de planos de saúde têm tido preferência pelos planos de saúde coletivos por adesão e também pelos planos de saúde empresariais. Somente planos de saúde menores, com guia credenciada municipal, por exemplo, ainda oferecem a modalidade de plano de saúde individual. 

Tempo de carência 

Outra diferença entre planos de saúde empresariais e planos de saúde está relacionada ao tempo de carência. A carência é um período que o beneficiário do plano de saúde paga as mensalidades do plano, mas não tem direito aos serviços ainda em carência. 

No caso de planos de saúde empresariais, com mais de 30 beneficiários não há período de carência. Ou seja, a partir do momento da contratação do plano e assinatura do contrato pela empresa, no caso de mais de 30 beneficiários, esses usuários já tem acesso completo a todos os serviços oferecidos pelo plano de saúde. 

Para planos de saúde com menos de 30 beneficiários e também para planos individuais, o período de carência deve ser respeitado pelo beneficiário. 

É importante lembrar que o período de carência máximo é determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para todos os casos. Os períodos de carência incluem, por exemplo, obstetrícia (quando cobertas pelo plano de saúde), os quais são de 300 dias. Atendimento de emergência e urgência têm carência de 24 horas. 

Já cirurgias complexas têm carências de 180 dias e doenças preexistentes, 24 meses. Portanto, é bastante importante refletir sobre o melhor tipo de plano para sua empresa, em relação às carências. 

Reajuste 

O reajuste dos planos de saúde ocorrem em dua situações: o reajuste anual, dado todo ano e também o reajuste por mudança de faixa etária do beneficiário. 

No caso dos planos de saúde individuais, o reajuste é determinado pela própria ANS. 

Por outro lado, no caso dos planos de saúde empresariais, o reajuste é determinado pela própria operadora do plano de saúde, em função da sinistralidade, ou seja, o quanto os serviços daquele plano foram acessados pelos seus beneficiários. 

Daí a importância do uso consciente do plano de saúde, para que os índices de reajustes anuais sejam amenos, o que não ocorrerá caso os beneficiários façam um uso indiscriminado e desnecessário dos serviços oferecidos pelo plano de saúde. 

Já falamos aqui no blog sobre como o uso consciente do plano de saúde pode resultar em economia para você

Rede credenciada 

Não há diferenças na rede credenciada entre planos de saúde individuais e empresariais, quando se considera o mesmo tipo de plano. De fato, todos os planos de saúde deverão seguir o rol de procedimentos mínimos determinados pela ANS. 

Mas, voltamos a afirmar que a contratação de planos de saúde completos, com ampla rede credenciada não é oferecida com facilidade na modalidade individual por grandes operadoras. 

Rescisão de contrato 

Quando se pensa em rescisão de contrato, no caso de planos de saúde individuais, essa rescisão não pode ser feita de maneira unilateral pela operadora do plano. 

Porém, no caso de planos empresariais essa rescisão pode ser feita de maneira unilateral pela operadora. Mas, existem regras para essa rescisão unilateral. 

No caso, a rescisão unilateral do contrato do plano de saúde empresarial por parte da operadora só pode ser feito em caso de planos com mais de 100 beneficiários, ou ainda no caso de inadimplência, ou fraude. 

Vantagens do plano de saúde empresarial 

Por ser contratado por uma empresa, o plano de saúde empresarial tem diversas vantagens. Afinal, a empresa pode conseguir, conforme o número de beneficiários, valores mais amenos para o plano de saúde. 

Existem muitos benefícios para a empresa oferecer um plano de saúde a seus colaboradores. Mas, em geral, esses benefícios se resumem em retenção e atração dos melhores talentos, redução do absenteísmo, aumento da produtividade, aumento indireto no salário e maior satisfação dos colaboradores em trabalhar para aquela empresa. 

Além disso, o valor pago pelo plano de saúde pode ser descontado do imposto de renda. 

Desvantagens do plano de saúde empresarial 

As desvantagens de se ter um plano de saúde empresarial são principalmente relacionadas à administração da operadora do plano, sobretudo em relação ao reajuste. 

Porém, vale reforçar que o uso consciente do plano de saúde ajuda a ter índices mais amenos na hora do reajuste anual. E atualmente é possível também fazer portabilidade de um plano de saúde empresarial para outro, seguindo as regras de portabilidade. 

Até 2019, não era possível fazer portabilidade de planos de saúde empresariais, mas as regras mudaram e esse tipo de portabilidade, atualmente, é permitido. Mas, sempre respeitando as regras de portabilidade de planos de saúde, definidas pela ANS. 

Dentre essas regras, é importante destacar que o plano de saúde deve estar ativo, o tempo de permanência no plano e não pode haver inadimplência. Além disso, o plano de saúde de origem e o plano de saúde destino devem estar na mesma faixa de valores. 

Em relação às vantagens e desvantagens do plano de saúde empresarial, quando comparado ao plano de saúde individual, a principal diferença está na forma do reajuste anual. O reajuste do plano de saúde individual é determinado pela ANS e do plano empresarial não. 

É sempre importante tirar todas as suas dúvidas antes de optar pela contratação de um plano de saúde para sua empresa e para seus colaboradores. Conte conosco para te oferecer o melhor em planos de saúde! 

Abrir bate-papo
Estamos prontos para te atender em dúvidas e cotações de todos os planos de saúde. Entre em contato agora.