Plano de Saúde Cobre Cirurgia de Joelho?

Quem sente dores ou está pensando se o plano de saúde cobre cirurgia de joelho, pode ter muitas dúvidas! Afinal, dores no joelho são muito comuns e uma cirurgia no joelho pode representar mais qualidade de vida! 

Já falamos em outros artigos se o plano de saúde cobre cirurgia de ginecomastia, se plano de saúde cobre cirurgia plástica, e se cobre cirurgia de miopia. Agora, vamos falar especificamente sobre cirurgia de joelho. 

Portanto, se você tem dúvidas se seu plano de saúde cobre cirurgia de joelho, está na hora de saná-las. Vamos falar tudo o que você precisa saber sobre se seu plano de saúde cobre cirurgia de joelho. Confira! 

Dúvidas se plano de saúde cobre cirurgia de joelho

A começar, a primeira pergunta normalmente feita é se o plano de saúde cobre cirurgia de joelho. A resposta para essa primeira pergunta é sim, o plano de saúde geralmente cobre cirurgia de joelho!

De todos os procedimentos obrigatórios que os planos de saúde devem cobrir, a cirurgia de joelho está entre eles. 

Mas, é importante se lembrar de que existe um protocolo exigido pelo plano de saúde quando se fala em cirurgia de joelho. E, de fato, esse protocolo deve ser seguido para que sua cirurgia seja aprovada. 

Tipo de cirurgia de joelho 

Existem variadas cirurgias de joelho, desde de cirurgias para tratar problemas nos ligamentos, artrose, até outras cirurgias bem mais complexas. A cirurgia de joelho mais comum é denominada artroplastia ou artroplasia total de joelho. 

Quem saberá o tipo de cirurgia de joelho mais indicada para você é seu médico. Esse tipo de indicação cirúrgica só é feita após a avaliação clínica do paciente e após a solicitação de exames de imagem. 

Inclusive, alguns exames de imagem são fundamentais para que o plano de saúde aprove a solicitação de cirurgia. 

Assim, o primeiro passo é justamente passar em um médico ortopedista, cirurgião ortopédico, que fará a solicitação do tipo de cirurgia de joelho necessária para o seu caso. 

Em geral, a cirurgia de joelho é feita em ambiente hospitalar. O paciente recebe alta poucos dias após o procedimento cirúrgico e ainda no hospital, já inicia o tratamento fisioterápico. 

Durante algumas semanas, o paciente não colocará o joelho no chão e andará com o apoio de muletas. 

Além disso, a fisioterapia continua após a alta hospitalar, com o paciente executando os movimentos adequados. Em geral, a alta acontece após alguns meses da cirurgia, com o paciente podendo retornar às atividades normalmente, inclusive à prática de esportes. 

Quais os riscos de uma cirurgia de joelho? 

Toda cirurgia apresenta riscos, porém, em relação à cirurgia de joelho, os riscos costumam ser baixos. 

Os riscos mais comuns estão relacionados às complicações pós-cirúrgicas, que não costumam passar de 2%. 

Assim, é importante ressaltar que exames tanto de sangue quanto de imagem são solicitados do paciente antes de uma cirurgia de joelho. Com isso, as chances de complicações pós-cirúrgicas são diminuídas. 

Por isso, daí a necessidade de indicações precisas sobre a necessidade de uma cirurgia de joelho e não acreditar que se você sente dor no joelho, você precisa de uma cirurgia. 

Plano de saúde cobre prótese de joelho? 

Essa é outra dúvida muito comum. Afinal, se o plano de saúde cobre cirurgia de joelho, será que cobre a prótese de joelho? 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é bastante clara sobre a cobertura de próteses necessárias em procedimentos cirúrgicos. 

Segundo a ANS, “é obrigatória a cobertura às próteses, órteses e seus acessórios que necessitam de cirurgia para serem colocados ou retirados (materiais implantáveis)”

Então, se você tiver indicação da necessidade de uma prótese de joelho, sim, seu plano de saúde deverá também cobrir a prótese de joelho. 

Como saber se o meu plano de saúde cobre cirurgia de joelho?

Agora que você já sabe que os planos de saúde devem cobrir cirurgia de joelho, como saber se o seu plano de saúde apresenta cobertura para esse tipo de procedimento. É fundamental seguir alguns passos. 

Ter em mãos o pedido e laudo médico

Conforme já mencionamos, o primeiro passo é ter em mãos o pedido médico. 

No laudo médico, é fundamental que o médico descreva com mais detalhes possíveis a necessidade da cirurgia de joelho. 

Caso haja dúvidas sobre o que consta no laudo médico, o plano de saúde poderá solicitar a avaliação de outro especialista, para que as dúvidas sejam sanadas. 

Entrar em contato com o plano de saúde administrativamente 

Você pode entrar em contato com o setor administrativo do seu plano e solicitar mais informações. Inclusive, caso haja negativa desse tipo de cobertura, a primeira ação é sempre tentar administrativamente. 

Então, ligue ou mande um e-mail para o setor administrativo do seu plano, com o máximo de informações possíveis sobre seu caso, com sua dúvida. 

Por que fazer a cirurgia de joelho pelo plano de saúde? 

Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha cobertura para esse tipo de cirurgia, quem tem plano de saúde pode fazer a cirurgia de joelho coberta pelo plano. 

A começar, é um procedimento que consta no rol de procedimentos e eventos de saúde da ANS, ou seja, faz parte da cobertura mínima de todos os planos de saúde. 

Segundo, será importante você ter todo o atendimento necessário depois da cirurgia, como o importante e necessário tratamento fisioterápico, que também deverá ser coberto pelo plano de saúde. 

Dessa forma, você pode ter acesso a um tratamento completo, até ter alta, com todos os procedimentos sendo cobertos pelo seu plano de saúde. Basta, para isso, ter a indicação médica adequada para tal. 

Ainda tem alguma dúvida sobre planos de saúde? Por que não solicitar uma cotação gratuita, que atenda suas demandas e de sua empresa? Entre em contato conosco! Temos os melhores especialistas para oferecer o melhor em planos de saúde para todos os perfis. 

Abrir bate-papo
Estamos prontos para te atender em dúvidas e cotações de todos os planos de saúde. Entre em contato agora.