Seguro fiança locatícia: como funciona?

seguro-fianca-locaticia-o-que-e

Conseguir alugar um imóvel seja para você ou para uma empresa, pode representar muita burocracia e dificuldade, sobretudo quando envolve encontrar um fiador ou depositar um cheque caução. E é exatamente para facilitar a vida que existe o seguro fiança locatícia. 

Mas, você conhece esse tipo de seguro? Se você acha que existe somente para proteger o dono do imóvel de ficar sem receber o aluguel, há mais vantagens no seguro fiança locatícia do que você imagina. 

Vamos falar sobre o que é seguro fiança locatícia, como esse tipo de seguro funciona na prática e as vantagens de se optar por ele, caso você esteja considerando alugar um imóvel. Confira! 

O que é seguro fiança locatícia? 

O seguro fiança locatícia é um tipo de seguro que substitui o papel do fiador em um contrato de aluguel. Por isso, esse seguro garante, ao dono do imóvel, a certeza do recebimento do aluguel, mesmo que quem alugue tenha algum problema e não honre os pagamentos. 

Além disso, o seguro fiança locatícia também apresenta algumas características, dependendo do seguro escolhido, que permitem a quem o contrata, segurança caso tenha algum problema no imóvel e precise de um reparo imediato, por exemplo. 

Muitos seguros fiança locatícia apresentam como parte do seguro, mão de obra para reparos elétricos, ou hidráulicos, por exemplo. Com isso, tornam-se uma opção muito interessante para quem pretende alugar um imóvel. 

Existem leis que determinam como pode ser o seguro fiança locatícia. Quem determina essas características é a Resolução nº 202, de 2008, do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). 

De acordo com essa resolução, um mesmo contrato de aluguel não pode ter mais de um tipo desse seguro. Só poderá ter um. Outro limite estabelecido pela Resolução é que o prazo das vigências das garantias do seguro seja o mesmo prazo do contrato de aluguel. 

Ou seja, ao terminar o contrato de aluguel, também termina a vigência do seguro fiança locatícia. 

Por que o seguro fiança locatícia é vantajoso? 

Existem muitas vantagens em se optar por um seguro fiança locatícia. Agora, vamos ver essas vantagens com mais detalhes. 

1 – Não precisar encontrar um fiador 

A primeira e, sem dúvida, mais importante característica do seguro fiança locatícia é eliminar a necessidade de um fiador. 

Fiador é uma pessoa física que assume por contrato de aluguel os pagamentos do aluguel, caso o interessado no imóvel não honre os pagamentos. Não é fácil encontrar quem se disponha a servir de fiador hoje em dia. 

Afinal, você, quando fiador, pode ficar responsável por uma dívida de aluguel que não é sua! Fora que para ser aprovado como fiador, o indivíduo precisa ter as contas em ordem e não ter o nome incluído em serviços de proteção ao crédito (SPC), passando por uma avaliação bem criteriosa, antes. 

Então, para quem está procurando alugar um imóvel, passar pelo constrangimento de ter que encontrar um fiador é um desafio e tanto. Foi-se o tempo em que era necessário contatar parentes ou até amigos, para tentar conseguir um fiador. E isso era uma situação extremamente constrangedora! Mas, isso ficou no passado. 

Inclusive, as imobiliárias preferem a garantia de um seguro fiança locatícia como garantia do pagamento do aluguel, para não terem dor de cabeça depois. Afinal, a seguradora executa os pagamentos faltantes e a própria seguradora entrará em contato com o inquilino para recuperar o valor que pagou. 

Por isso que uma opção ao fiador, o seguro fiança locatícia, representa uma grande vantagem para todos: para o inquilino, que não tem que ir atrás de fiador e também para a imobiliária, que tem mais segurança durante o contrato. 

2 – Sem necessidade de caução 

Os valores de aluguel já não são baratos. Agora, imagine ter que desembolsar o valor de 3 aluguéis, de uma única vez, como caução. Certamente, será um valor pesado para qualquer pessoa. 

Por outro lado, o seguro fiação locatícia não é cobrado em uma parcela única, com valor elevado. Assim, do ponto de vista financeiro, é mais fácil você conseguir se planejar dessa forma. 

3 – Processo de aluguel mais rápido 

Com o seguro fiança locatícia, todo o processo de contrato de aluguel acaba sendo mais rápido. Afinal, não há necessidade de análise do fiador e aprovação do fiador. 

4 – Coberturas extras 

Muitas seguradoras conseguem incluir, no seguro fiança locatícia, coberturas extras, as quais são extremamente úteis. Dentre essas coberturas, podemos citar serviços de assistência 24 h, pequenos reparos e até descontos na mudança. 

Outras coberturas incluem pintura completa no imóvel, quando o inquilino for deixar o imóvel. Dessa forma, o inquilino não precisa desembolsar o valor da pintura do imóvel que pretende deixar. 

5 – Para o dono do imóvel, segurança e menos dor de cabeça 

E existem vantagens no seguro fiança locatícia para o dono do imóvel. Afinal, com esse seguro sendo adquirido, o dono do imóvel tem a certeza que receberá o valor do aluguel, caso os pagamentos não sejam honrados. 

De fato, a seguradora garante que o aluguel e os encargos serão pagos, mesmo que o inquilino não execute os pagamentos. 

E como o seguro fiança locatícia funciona na prática? 

Agora que você já sabe o que é seguro fiança locatícia e quais são as vantagens desse tipo de seguro, vamos ver como ele funciona na prática. 

Não há um valor fixo para o seguro fiança locatária. O valor desse seguro é calculado conforme o aluguel e também conforme as coberturas escolhidas pelo cliente. 

Dessa forma, o valor do seguro varia conforme o imóvel e também sua localização. E o valor do seguro pode ser pago à vista ou então, parcelado, como o próprio valor do aluguel é feito. 

De fato, a possibilidade do valor do seguro fiança locatícia ser dividido faz com que esse valor seja diluído nos meses e com isso, representa uma possibilidade para todos. 

Vale lembrar que se o locatário contratar um seguro fiança locatícia por 30 meses, mas ficar somente 24 meses no imóvel, o valor relacionado a 6 meses, caso já tenha sido pago, é devolvido. 

Mas, o valor do período da garantia já usufruída (dos 24 meses, por exemplo) não é devolvido, afinal, o seguro funciona como uma garantia desse período usufruído de aluguel do imóvel. 

Como contratar um seguro fiança locatícia? 

As imobiliárias costumam trabalhar com várias seguradoras e oferecer esse seguro aos candidatos a inquilino. É importante lembrar que o candidato a inquilino pode escolher o seguro fiança locatícia que mais combina com seu perfil, em termos de garantias extras a serem contratadas. 

O próprio inquilino também pode fazer uma pequena pesquisa na internet e verificar se há alguma seguradora que atenda a seu perfil e as coberturas que deseja. 

Lembre-se que caso o inquilino não execute os pagamentos do aluguel e a seguradora for acionada para cobrir esses pagamentos, o inquilino será procurado pela seguradora, que pode, inclusive, acionar o inquilino judicialmente e recuperar o que investiu. 

Por isso, leia bem os contratos e execute os pagamentos do combinado nas datas previstas em contrato. Assim, todos ganham! 

Abrir bate-papo
Estamos prontos para te atender em dúvidas e cotações de todos os planos de saúde. Entre em contato agora.