Posto de saúde comunitário: saiba tudo sobre ele! 

Postinho de Saúde Comunitário o que é

O posto de saúde comunitário é um importante estabelecimento de saúde, o qual está vinculado ao Sistema Único de Saúde. Mas, você sabe como funciona um posto de saúde comunitário e quais são os serviços oferecidos? Saiba tudo sobre o posto de saúde comunitário e como ele funciona! 

O que é um posto de saúde comunitário?

Considerada a porta de entrada do indivíduo no Sistema Único de Saúde, o posto de saúde comunitário é chamado de Unidade Básica de Saúde (UBS). É nesse local que você pode agendar consultas médias e/ou odontológicas. 

Além disso, você também pode aferir sua pressão, fazer exames de glicemia, bem como pequenos curativos e vacinas. 

Ou seja, é justamente no posto de saúde comunitário que boa parte da população poderá ter acesso a serviços de saúde da atenção básica. 

Daí a importância dos postos de saúde comunitários, pois, através dele, a população pode ter acesso ao cuidado de saúde, que não teria se não fosse a existência desses postos, que se localizam, muitas vezes, também em regiões mais periféricas. 

Funções de um posto de saúde comunitário 

Um posto de saúde comunitário tem por função atender a 80% das demandas de saúde da população de referência. Portanto, cada posto de saúde é responsável por determinado território, o qual abrange alguns bairros. 

Em números, o ideal é que uma equipe do posto de saúde deveria ser responsável por 4.000 habitantes. Porém, dependendo do território, um mesmo posto de saúde comunitário poderá ter mais de uma equipe. 

Vários postos de saúde possuem equipes de saúde da família, formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares e de quatro a seis agentes comunitários de saúde. São esses profissionais que prestam o atendimento à população, tendo o núcleo familiar como base de desenvolvimento de estratégias de saúde. 

Portanto, muitas vezes, essa equipe visitará o paciente em sua própria residência, caso o paciente não consiga se deslocar até o posto de saúde. 

O objetivo fundamental de toda unidade básica de saúde é evitar a superlotação de hospitais e prontos atendimentos, com o cuidado integral e contínuo da saúde da família. 

Qual a diferença entre UBS e posto de saúde? 

Na verdade, posto de saúde é um nome genérico para os diversos tipos de unidades básicas de saúde. Existem unidades básicas de saúde com estratégias de saúde da família, assim como existem outros tipos de UBS. 

Na UBS, o paciente pode agendar consultas com diversos especialistas médicos, como clínico geral e ginecologista, por exemplo, além de dentistas. 

Quais os atendimentos do posto de saúde?

As seguintes áreas da saúde são oferecidas para agendamento de consultas e atendimento nas UBS. 

  • Clínico geral; 
  • Ginecologia; 
  • Cirurgião-dentista, para tratamentos que envolvem limpeza, restaurações, extrações e prevenção de lesões de cárie, por exemplo; 
  • Pediatria; 
  • Coleta de exames clínicos; 
  • Vacinação; 
  • Cuidado com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão; 
  • Encaminhamento para outras especialidades; 
  • Fornecimento de medicamentos, tanto medicamentos básicos, como entrada em processos de medicamentos de alto custo; 
  • Planejamento familiar; 
  • Pré-natal; 
  • Prevenção ao câncer; 
  • Cuidados com a saúde da mulher;
  • Saúde mental. 

Como marcar uma consulta no posto de saúde? 

Você pode se dirigir à UBS mais próxima da sua residência para agendar uma consulta, conforme a área que necessita. Você precisará do seu Cartão Nacional do SUS, um documento que pode ser emitido na própria UBS e que é fundamental para ter acesso aos serviços de atendimento pelo SUS. 

Entretanto, você também pode realizar esse agendamento de consulta de maneira online, sem ter que se deslocar fisicamente até o posto de saúde. 

Para o agendamento online, basta dar download do aplicativo Conecte SUS. Esse é um aplicativo gratuito. 

Então, faça o login, fazendo um cadastro ou então usando as informações do gov.br

A seguir, aceite os termos de uso e o acesso aos seus dados. Pronto! O aplicativo estará instalado! 

Porém, para você conseguir realizar o agendamento usando o aplicativo, você precisa ter seus dados na Rede Nacional de Dados de Saúde. Quem faz essa transferência de dados é um agente da própria UBS. 

Portanto, você precisará comparecer à UBS para a inclusão do seu cadastro no sistema digital. Mas, isso só da primeira vez. Após seus dados de cadastro terem sido incluídos no sistema digital, você poderá agendar suas consultas pelo Conecte SUS. 

Indo na aba “Agendamento” do aplicativo, a informação da UBS na qual você está cadastrado aparecerá e você poderá realizar o agendamento através do aplicativo. 

Quando ir a um posto de saúde comunitário? 

Mesmo que você tenha um plano de saúde, você ainda pode ter acesso aos serviços dos postos de saúde. 

Os postos de saúde são estabelecimentos de atenção primária, ou seja, eles não fornecem atendimento para urgências ou emergências. Em casos de urgências ou emergências, o paciente deve se deslocar até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

Já as unidades básicas de saúde oferecem diversos programas importantes, que podem te ajudar no cuidado contínuo e integral da sua saúde. Assim, você poderá ir a um posto de saúde comunitário para o tratamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. 

Outra situação indicada a ir até uma UBS é para vacinação, pré-natal e também para programas de prevenção de câncer, de saúde da mulher e para saúde mental, por exemplo. 

Se você precisar de encaminhamento para um médico especialista pelo SUS, esse encaminhamento também é feito pela UBS. Você também pode pegar medicamentos com receitas nas UBS. 

Nas UBS, você também pode dar entrada para conseguir medicamentos de alto custo da prefeitura da sua cidade. Cada cidade tem um organograma de documentos e formulários exigidos para dar entrada em processos de alto custo. 

Mas, em geral, para processos de alto custo, são necessárias receitas médicas, exames laboratoriais e justificativa para os medicamentos solicitados. 

Por fim, as UBS também possuem dentistas, com os quais você também poderá fazer seu tratamento odontológico básico, como raspagem, extrações e restaurações, por exemplo. Por outro lado, próteses, implantes, procedimentos estéticos como clareamento, facetas e tratamento de canal não são realizados em UBS. 

Qual a diferença entre UPA e UBS?

UPA significa Unidade de Pronto Atendimento. Portanto, são nas UPAs que o atendimento de emergência e urgência é prestado ao paciente. 

Já as UBS são as Unidades Básicas de Saúde e não prestam atendimento de urgência ou emergência. São nas UBS que você pode agendar consultas com médicos e dentistas. 

Tanto UPA quanto UBS são unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, você terá atendimento de forma gratuita. Para isso, conforme já mencionamos, você necessita do seu Cartão do SUS, também chamado de Cartão Nacional de Saúde.

Esse cartão pode ser feito e impresso com facilidade em qualquer UBS.  

Agora que você já sabe tudo sobre o posto de saúde comunitário, compareça ao posto mais próximo da sua residência e verifique quais os programas existentes na unidade. 

Mesmo que você tenha um plano de saúde, o SUS é sempre parceiro em ações de saúde e pode te ajudar a ter um controle melhor de alguma condição de saúde que você tenha, além de oferecer vacinação e outros atendimentos de forma gratuita para você e sua família.

Abrir bate-papo
Estamos prontos para te atender em dúvidas e cotações de todos os planos de saúde. Entre em contato agora.