Você sabe como escolher o plano de saúde ideal para a sua empresa? Se você está considerando ter um plano de saúde para seus colaboradores, então, é importante prestar atenção em alguns detalhes.
Afinal, saber escolher o plano de saúde ideal para a sua empresa pode representar não somente melhor cobertura, como economia e mais vantagens. Mas, para fazer a escolha certa, é fundamental ter o conhecimento do que representa escolher o plano de saúde ideal para a sua empresa.
Assim, vamos te passar alguns detalhes essenciais para você considerar antes de fazer a escolha do plano de saúde ideal para a sua empresa. Confira!
Por que ter um plano de saúde para seus colaboradores é importante?
Ter um plano de saúde para os colaboradores que trabalham em sua empresa é muito importante. De fato, é um investimento que traz uma série de benefícios para a empresa. Veja alguns motivos para oferecer um plano de saúde para quem trabalha em sua empresa.
Retém e atrai os melhores profissionais
Um bom profissional dificilmente vai permanecer em uma empresa que não ofereça um plano de saúde como benefício. Certamente, esse profissional competente vai buscar uma empresa concorrente que ofereça o plano de saúde como parte dos benefícios oferecidos pelo empregador.
Com isso, sua empresa perderá os melhores profissionais. Além disso, na hora de contratar outros profissionais, o setor de recursos humanos terá dificuldades em atrair bons profissionais para o cargo, caso a empresa não ofereça plano de saúde.
Portanto, oferecer plano de saúde a seus colaboradores é um investimento em não só atrair os melhores profissionais, como também evitar que bons profissionais saiam da sua empresa para trabalhar na concorrência.
Reduz o absenteísmo
Absenteísmo é a taxa de faltas de colaboradores devido a problemas de saúde. Quando colaboradores não tem plano de saúde, diminui-se o cuidado com a saúde em geral. Afinal, com um plano de saúde, os colaboradores podem fazer exames preventivos, passar em consultas com mais facilidade e assim, cuidar mais de sua saúde.
E com um plano de saúde, caso o colaborador tenha algum problema de saúde, ele/ela poderá agendar com facilidade um especialista, ou um exame mais específico, sem precisar esperar meses e até anos por uma consulta com um especialista pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Maior produtividade
Sem dúvidas, com colaboradores que cuidam da saúde, você terá profissionais mais focados e dedicados. E com isso, a produtividade da sua empresa será maior.
Por isso, várias empresas já perceberam que oferecer um bom plano de saúde para seus colaboradores é um investimento não só na qualidade de vida de todos que trabalham na empresa, como também em maior produtividade.
Como escolher o plano de saúde ideal para sua empresa?
Agora que você já sabe porque ter um bom plano de saúde para sua empresa é importante, vamos falar sobre como deve ser a escolha desse plano de saúde.
Afinal, no mercado, existem diversas opções de planos de saúde. Como fazer a escolha certa?
Basta seguir essas recomendações, que certamente te ajudarão bastante na escolha do plano de saúde ideal para sua empresa.
Pesquise o perfil dos seus colaboradores
O primeiro passo de como escolher o plano de saúde ideal para sua empresa é saber o perfil dos seus colaboradores. Para isso, é necessário que você faça uma pesquisa.
Veja a faixa de idade de seus colaboradores e familiares. Isso é importante, pois, você precisará optar por um plano de saúde que atenda as demandas de seus colaboradores.
Quer um exemplo? Se seus colaboradores têm faixa de idade mais elevada, na quinta e sexta década de vida, por exemplo (50 – 60 anos), optar por um plano de saúde com obstetrícia não parece ser uma boa escolha.
Afinal, planos com obstetrícia são mais caros e não atenderão ao perfil dos seus colaboradores.
Da mesma forma, se o perfil dos seus colaboradores é de uma faixa etária mais jovem (20 – 40 anos), por exemplo, então, optar por um plano com obstetrícia pode ser uma boa escolha.
Veja como é a avaliação do plano de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem em seu site a lista com todos os planos de saúde do Brasil. Além disso, você poderá conferir a nota que a própria ANS dá para cada plano de saúde.
Outra maneira bastante interessante de saber a avaliação do plano de saúde é consultar o site Reclame Aqui, pesquisando o que diferentes usuários dizem sobre problemas com determinado plano.
O plano de saúde responde às reclamações? Atende rapidamente as demandas? Com isso, ficará mais fácil você ter um bom panorama de como determinado plano de saúde é avaliado.
Verifique a cobertura do plano de saúde
Existem planos de saúde com cobertura municipal, regional ou nacional. Assim, verifique a cobertura do plano de saúde e se isso atende às demandas da sua empresa.
Um plano com cobertura regional é geralmente mais em conta do que um plano com cobertura nacional. Porém, se os colaboradores de sua empresa viajam constantemente a trabalho, um plano com cobertura nacional pode ser uma escolha mais adequada.
Dessa forma, é fundamental pesquisar a rede credenciada do plano de saúde: hospitais e laboratórios, por exemplo. Afinal, você quer oferecer a seus colaboradores algo de qualidade, pois assim, terá os benefícios de ter um plano de saúde empresarial.
Preste atenção ao período de carência do plano de saúde
Quando se adentra um plano de saúde, há um período de carência, o qual significa um período em que o colaborador não poderá acessar determinados serviços.
Saber qual é o período de carência de cada serviço é fundamental, até para passar a informação de maneira correta aos colaboradores. Vale ressaltar que alguns planos de saúde empresariais não possuem carência, sobretudo quando se trata de empresas maiores.
Daí a importância de se pesquisar bastante sobre isso, antes de fechar um contrato.
Compare benefícios extras
Todo plano de saúde quer aumentar o número de usuários. Por isso, para poder concorrer com outros planos, pode oferecer benefícios extras a seus usuários. Dentre esses benefícios, podemos citar o reembolso de consultas, por exemplo.
Como é a liberação para exames mais complexos? É solicitada liberação prévia? Isso pode ser feito pelo aplicativo ou o usuário tem que comparecer a algum centro de atendimento?
Outro benefício é plano odontológico, que pode ser adicionado ao plano, ou não. Ou seja, verifique quais são os benefícios oferecidos pelos diferentes planos de saúde, antes de optar por algum deles.
Faça simulações de reajustes
Todos os planos de saúde sofrem reajustes, seja por faixa etária, seja reajuste anual. Muitos empresários acabam esquecendo dos reajustes. Por isso, é muito importante fazer simulações de reajustes, usando os reajustes aplicados nos últimos anos, por plano.
Dessa forma, será possível perceber quais planos aplicam reajustes menores, quais aplicam reajustes maiores e como esses reajustes impactarão na vida financeira da empresa.
Foque no contrato de adesão
O contrato de adesão é um documento no qual estará descrito tudo o que o plano oferece, a maneira que oferece, bem como as obrigações de quem o contrata.
Portanto, focar no contrato de adesão pode prevenir futuras dores de cabeça. Leia as cláusulas com bastante cuidado e atenção. Caso surja algum termo que você não entenda, o recomendado é procurar um advogado ou corretor de seguros, para tirar todas as suas dúvidas.
Lembre-se que quando você assina o contrato de adesão ao plano de saúde, você declara estar ciente das condições e concorda com o que foi proposto no contrato.
Agora que você já sabe o que deve considerar antes de escolher o plano ideal para a sua empresa, comece a pesquisar o perfil de seus colaboradores e o que cada plano de saúde oferece.
Considerando todos esses fatores que descrevemos, certamente você fará uma excelente escolha de plano de saúde que atenda sua empresa!