Como incentivos corporativos podem engajar os colaboradores da sua empresa

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No atual mercado de trabalho, incentivos corporativos podem significar a diferença entre colaboradores engajados ou não. Mas, afinal, o que são incentivos corporativos? E o que é um colaborador engajado? E como os incentivos corporativos podem engajar colaboradores? 

O que são incentivos corporativos? 

Incentivos corporativos são benefícios ou prêmios, concedidos aos colaboradores de uma empresa. Note que não estamos falando do salário, afinal, os incentivos corporativos não substituem, de forma alguma, o salário do funcionário. 

Entretanto, se os benefícios corporativos não são determinados ou obrigados por lei (e não são!), por que as empresas oferecem esses benefícios a seus colaboradores? 

Existem várias razões para uma empresa oferecer incentivos corporativos para seus colaboradores. 

Exemplos de incentivos corporativos 

  • Plano de saúde; 
  • Plano odontológico; 
  • Seguro de vida; 
  • Parceria com academias; 
  • Incentivos para cursos superiores e pós-graduação; 
  • Descontos ou parcerias com creches particulares, ou escolas de edução infantil;  
  • Horários flexíveis de trabalho; 
  • Possibilidade de home office; 
  • Participação nos lucros da empresa. 

Por que empresas oferecem incentivos corporativos? 

Já é sabido que um bom ambiente de trabalho afeta diretamente a produtividade de qualquer empresa. Ninguém quer trabalhar em um ambiente tóxico, onde críticas e humilhações são constantes. 

Assim, um ambiente agradável faz bem não só para o colaborador, quanto para a empresa em si. 

De fato, não somente relacionados à qualidade do ambiente de trabalho em si, mas também à qualidade de vida de seus colaboradores, os incentivos corporativos atuam diretamente nesse fato. 

Ou seja, uma empresa que oferece como incentivo corporativo um plano de saúde, plano odontológico, parcerias com academias, certamente contribui para que os colaboradores tenham uma saúde melhor. 

No caso de plano de saúde e plano odontológico, os colaboradores também podem incluir seus cônjuges e filhos, transmitindo tranquilidade para o colaborador. 

Além disso, do ponto de vista do colaborador, a empresa que oferece mais incentivos corporativos certamente é um lugar de trabalho que pensa mais em seu colaborador. Por isso, certamente essa empresa conseguirá contratar e manter os melhores profissionais. 

  • Baixa rotatividade de funcionários 

Quando um funcionário entra em uma empresa, após passar pelo processo de seleção, será treinado, para aprender quais são os processos e a rotina da empresa. 

Muitas vezes, a empresa dá treinamentos para determinados funcionários, para que esses possam desempenhar a função exigida. 

Agora, imagina uma empresa que assim que o funcionário termina o treinamento, pede demissão e parte para outra empresa? A empresa terá que treinar, novamente, um novo funcionário, gastando mais tempo e dinheiro. Isso é alta rotatividade. 

Nenhuma empresa deseja ter alto índice de rotatividade, pois, significa que seus colaboradores não ficam na empresa, buscando outras oportunidades de trabalho. É claro que nenhuma empresa terá índice zero de rotatividade e nem é desejável ter. Novos colaboradores são importantes para que ideias sejam renovadas. 

Dessa forma, quando a empresa tem um bom ambiente de trabalho e também oferece bons incentivos corporativos, os funcionários desejam permanecer naquela empresa, ajudando em seu crescimento. E a empresa não terá alto índice de rotatividade. 

  • Satisfação dos colaboradores 

Quem trabalha nos processos de seleção de recursos humanos com várias empresas já sabe: quando se acha um bom candidato para uma vaga e esse candidato está em dúvida entre duas empresas, com o mesmo salário, a empresa escolhida será aquela que oferecerá mais e melhores incentivos corporativos. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo site Vagas, o interesse de empresas por incentivos corporativos na oferta de vagas de emprego são de 100% para plano de saúde, 89% para plano odontológico e 97% para seguro de vida. Isso em todos os níveis de cargos. 

Dessa forma, é possível observar como as empresas já perceberam que se querem os melhores profissionais trabalhando com elas, precisam oferecer excelentes incentivos corporativos. 

Com os incentivos corporativos, os colaboradores ficam mais felizes e isso afeta diretamente a produtividade na empresa. 

  • Aumento da produtividade 

Conforme uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, funcionários felizes produzem 31% a mais. 

Além disso, um funcionário feliz é três vezes mais criativo e vende 37% a mais com funcionários que não estão felizes em seu ambiente de trabalho. Colaboradores felizes são motivados e atendem melhor os clientes. 

Esses funcionários também são mais focados, evitam acidentes de trabalho e também reduzem o desperdício. 

Assim, fica fácil de entender como um funcionário mais satisfeito também apresentará um aumento da produtividade. 

  • Redução de custos 

Se você é um gestor que não está visualizando como incentivos corporativos podem ser benéficos para a empresa, você pode achar que esses incentivos serão somente mais “gastos” para a empresa. Entretanto, esse conceito não está correto! 

Na verdade, os incentivos corporativos representam, a longo prazo, redução de custos para a empresa. Como assim? Vamos imaginar a seguinte situação descrita a seguir. 

  • Cenário 1 

Você tem uma empresa que lida com vendas de produtos. O setor de vendas apresenta baixa produtividade e baixa retenção de clientes. É um setor que se encontra bastante desmotivado. 

O que geralmente acontece? O setor de vendas executa um baixo número de vendas e os clientes não são fidelizados. Ou seja, a empresa está perdendo clientes e pior, perdendo dinheiro. 

Agora, imagine outro cenário. 

  • Cenário 2 

A equipe de vendas é bastante motivada! Consegue ter alta taxa de produtividade e é um setor em franca expansão. Inclusive, a empresa está tendo que contratar mais colaboradores, para atender a alta demanda de clientes. Os colaboradores atuais são engajados, vestem a camisa da empresa e apresentam ótimos resultados

Dois cenários bem distintos, não é mesmo? E se você souber que o salário no primeiro cenário é igual ao do segundo cenário? Mas, a diferença entre esses dois cenários e no engajamento dos colaboradores está justamente nos incentivos corporativos.

A redução dos custos está não somente em manter o quadro de colaboradores, engajados, animados e motivados. Mas está também na diminuição do absenteísmo, pois, esses colaboradores também sabem da importância de cuidar da própria saúde. 

Assim, com um bom plano de saúde, um incentivo corporativo, os funcionários têm acesso a exames preventivos, médicos como endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas, dentre outros profissionais que auxiliarão no cuidado da saúde dos colaboradores. 

Portanto, a empresa não deve encarar benefícios corporativos como gasto de dinheiro, mas sim visualizar como esses benefícios podem representar excelentes resultados a longo prazo para a própria empresa. 

  • Incentivos corporativos representam maior engajamento dos colaboradores 

Com todas as razões explicadas de porque sua empresa deve oferecer incentivos corporativos, você já deve ter percebido que quando se oferece benefícios corporativos a empresa ganha colaboradores engajados. 

Um colaborador engajado é aquele que não somente cumpre a sua jornada de trabalho, ou seja, o que está em seu contrato de trabalho. 

O colaborador engajado é criativo, busca soluções para os problemas encontrados e também veste a camisa da empresa. É o colaborador que quando está diante de um problema busca soluções, mas também dá um bom feedback para seus superiores. Tem iniciativa e é o colaborador que toda empresa quer manter. 

Inclusive, esse colaborador ajuda na divulgação da marca da empresa. Portanto, se sua empresa busca maior produtividade e mais lucros, ela precisa de colaboradores engajados. 

Conforme também já explicamos, colaboradores engajados são ótimos profissionais e mais difíceis de se encontrar no mercado. Assim, a empresa deve realmente esforçar-se para não perder esses profissionais para a concorrência. E uma das melhores maneiras para isso é oferecer incentivos corporativos para seus colaboradores.  

  • Como a empresa pode oferecer incentivos corporativos? 

Agora que você já viu como os incentivos corporativos podem engajar seus colaboradores, fazendo-os mais felizes e aumentando a produtividade, vamos descrever como a empresa pode oferecer esses incentivos corporativos. 

A começar, escolha quais incentivos corporativos serão oferecidos. Lembre-se que em alguns casos, o benefício deve ser estendido a todos os funcionários, como o plano de saúde, por exemplo. 

De fato, o funcionário pode até optar em não querer o benefício, mas o benefício deve ser oferecido a todos os funcionários da empresa, independentemente do cargo. 

Lembre-se que embora a empresa não seja obrigada por lei a oferecer incentivos corporativos, há algumas leis que devem ser respeitadas para alguns benefícios. 

No caso do plano de saúde empresarial, por exemplo: é determinado que seja oferecido a todos os funcionários da empresa. Na hora de escolher o plano, pense na sua empresa e no número de colaboradores que ela tem. 

Verifique também a abrangência do plano (municipal, regional ou nacional) e o tipo de acomodação (enfermaria ou apartamento). Veja a rede credenciada atenderá bem seus colaboradores e quantos dependentes poderão ser incluídos. 

Já para outros tipos de incentivos corporativos, faça parcerias, no caso de escolas ou cursos de pós-graduação, por exemplo. Dessa forma, desconto nas mensalidades certamente representarão um excelente benefício para vários colaboradores. 

No caso de participação nos lucros, é importante que a empresa defina a porcentagem, quando isso será pago e quem condições. Ou seja, o colaborador terá uma porcentagem de participação nos lucros se atingir determinadas metas. 

Cestas básicas no lugar do vale-alimentação também podem ser opções. Assim, é importante a empresa refletir sobre quais são as melhores opções para ela e também para seus colaboradores. 

 

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