Mitos e Verdades Sobre os Planos de Saúde

mitos-verdades-planos-saude

 

Você está considerando contratar um plano de saúde, mas está em dúvida sobre diversos termos e assuntos. Afinal, o que você precisa saber antes de contratar um plano de saúde? 

Existem muitos mitos e verdades essenciais que você precisa saber, antes de fechar a contratação do seu plano. Portanto, se você tem qualquer dúvida sobre planos de saúde e quer descobrir o que você precisa saber antes de contratar um plano de saúde, esse artigo é para você! Confira! 

Mitos e verdades: o que você precisa saber antes de contratar um plano de saúde 

Vamos começar falando sobre o que é fundamental você ter conhecimento antes da assinatura do contrato e depois, sobre os mitos e verdades a respeito da contratação de um plano de saúde. 

Tipos de planos 

Existem, basicamente, três tipos de planos: individual (familiar), empresarial e coletivos por adesão. 

No plano individual, o contrato é feito diretamente com você e o reajuste desse plano é determinado pela ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar. 

Já no plano empresarial, uma empresa contrata um plano para seus colaboradores. O valor do plano é debitado no contracheque, sendo que a empresa, muitas vezes, paga uma parte do valor do plano, saindo mais em conta para o colaborador. 

E no plano coletivo por adesão, grupos ou instituições contratam determinados planos para seus associados. 

Tanto no caso dos planos empresariais como nos planos coletivos por adesão, as operadoras dos planos que determinam a taxa de reajuste anual para os beneficiários. 

Em todas essas categorias, existem os chamados planos de coparticipação, que também são opções de planos de saúde mais em conta. 

Planos de coparticipação têm valores mais baixos de mensalidades, mas cada vez que o beneficiário for acessar um serviço (consulta, exames ou internação, por exemplo), é cobrado uma taxa, respectiva para cada serviço. 

Os valores não costumam ser elevados e devem ser apresentados ao beneficiário antes da contratação do plano, para que, assim, o beneficiário avalie se é mais interessante contratar um plano com coparticipação ou um plano sem coparticipação. 

Nos planos sem coparticipação, os valores de mensalidade são mais elevados, mas o beneficiário não tem que fazer nenhum pagamento a mais para acessar os serviços oferecidos pelo plano de saúde. 

Acomodação 

Em relação à acomodação, os planos de saúde oferecem acomodação coletiva, em enfermaria e acomodação individual em apartamento. Os valores variam, mas, em geral, planos com acomodação coletiva em enfermaria são mais em conta do que em acomodação individual em apartamento. 

Mas, caso você necessite de uma internação, a acomodação em apartamento traz mais conforto e privacidade. 

Portabilidade 

Caso você já seja beneficiário de um plano de saúde, poderá fazer a portabilidade para outro plano de saúde, contanto que você tenha um tempo mínimo de permanência no plano original. 

Para fazer a portabilidade, você precisa solicitar à operadora do plano a carta de permanência, ou seja, um documento em que virá escrito há quanto tempo você é beneficiário do plano e se está adimplente. 

Carências 

As carências costumam existir para todo novo beneficiário de um plano de saúde. Carência significa um tempo mínimo a ser cumprido, sem poder contar com aquele benefício específico. 

Por exemplo, o atendimento em pronto-socorro após a contratação de um plano costuma ser de 24 horas de carência. Isso significa que após o momento da contratação do plano de saúde, você terá que aguardar 24 horas para poder utilizar o serviço de um pronto-socorro. 

Outras carências costumam incluir partos a termo (em geral, 300 dias) e doenças preexistentes (carências de 2 anos). 

Declaração pessoal de saúde 

Todo plano de saúde solicitará, antes da contratação, uma declaração pessoal de saúde. Essa declaração inclui perguntas a respeito da sua saúde e doenças preexistentes. 

Não é nunca recomendado mentir na declaração pessoal de saúde ou omitir informações, pois, o plano sempre faz uma investigação própria para avaliar a análise de risco. 

Por isso, responda todas as perguntas e inclua todas as informações solicitadas pelo plano na declaração pessoal de saúde. 

Inclusão de dependentes 

Dependentes são familiares (conjugues, filhos, por exemplo) que podem ser incluídos no plano, conforme as características individuais de cada plano. Há planos que limitam o número de dependentes, já outros planos não. 

Não há limite de idade para conjugues, mas filhos podem ser dependentes de planos de saúde até a idade máxima de 24 anos. 

Dessa forma, é importante verificar sobre a possibilidade de inclusão de dependentes e quanto será cobrado por dependente incluso no plano. 

Mitos sobre planos de saúde 

Plano de saúde é caro – Mito! 

A contratação de um plano de saúde não custa caro, se você colocar na ponta do lápis todos os serviços que o plano oferece. 

Dentre esses serviços, estão a rede credenciada com médicos especialistas, que podem ser agendados com facilidade, hospitais especializados e laboratórios. 

Imagine ter que pagar por exames de forma particular, incluindo exames de imagem, os quais costumam ter preços bastante elevados? 

E uma cirurgia ou internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)? Já pensou quanto cada dia de internação em uma UTI custa, em um hospital particular? 

Certamente, há uma opção de plano de saúde que cabe no seu orçamento e atende suas necessidades. 

Plano de saúde não cobre nenhuma cirurgia plástica – Mito! 

Outro mito bastante comum é acreditar que nenhum plano cobre qualquer cirurgia plástica. 

As cirurgias plásticas reparadoras, desde que estejam descritas no rol de procedimentos da ANS, têm cobertura pelo plano de saúde. 

Por exemplo, cirurgias de reconstrução mamária, após câncer, ou então, cirurgias bariátricas, decorrentes de obesidade mórbida, têm cobertura pelos planos de saúde. 

Já cirurgias plásticas meramente estéticas não são cobertas pelo plano de saúde. 

O plano de saúde pode cobrar por material utilizado em cirurgias, como stents e próteses – Mito! 

Desde 1999, os planos de saúde são obrigados a cobrirem todo o material utilizado em cirurgias, incluindo stents, órteses e próteses. 

Quem tem doença preexistente não consegue ter plano de saúde – Mito! 

Com a declaração de saúde, o plano de saúde saberá quais são as doenças preexistentes do beneficiário. No caso, o que pode haver são carências em relação a procedimentos mais complexos relativos a essas doenças preexistentes. 

Mas, o período de carência em relação às doenças preexistentes é esclarecido antes da contratação do plano de saúde. E nenhuma doença preexistente é impeditiva para a contratação de um plano de saúde. 

O beneficiário não pode sair do plano – Mito! 

Qualquer beneficiário tem direito à rescisão imediata do plano de saúde, bastando, para isso, manifestar sua vontade por escrito, sem sofrer nenhuma punição. 

Verdades sobre planos de saúde

Nem todo plano de saúde tem reembolso – Verdade 

São alguns planos que permitem reembolso, ou seja, quando você paga uma consulta com um profissional que não faz parte da rede credenciada, o plano cobre uma parte do pagamento. Mas, nem todos os planos oferecem a possibilidade de reembolso. 

Recém-nascido tem cobertura imediata pelo plano – Verdade 

Não existe carência para o recém-nascido, que possui cobertura imediata pelo plano de saúde da mãe ou do pai. Porém, há um período de 30 dias para a inclusão do recém-nascido no plano de saúde. 

Caso a mãe ou o pai não fizer a inclusão do recém-nascido no plano antes desses 30 dias, poderá ser cobrada carência. 

Você deve usar a rede credenciada do plano – Verdade 

A rede credenciada é formada por profissionais qualificados, de diferentes áreas, vinculados ao plano de saúde. Por isso, ao agendar um profissional, procure na rede credenciada do plano. 

Caso você não encontre o que precisa na rede credenciada, poderá ligar para a central de atendimento do plano de saúde e solicitar que seja feito o agendamento. Assim, o plano de saúde é obrigado a indicar o profissional ou clínica para você. 

O valor mensal do plano de saúde sofre reajustes anuais – Verdade 

Anualmente, os valores mensais do plano de saúde sofrerão reajustes. No caso de planos individuais, o reajuste é determinado pela ANS. E nos demais planos, são as operadoras que determinam o reajuste anual. 

Qualquer pessoa pode contratar um plano de saúde – Verdade 

Independentemente da sua renda, veja quais são as opções de plano de saúde para você, reflita sobre suas necessidades e escolha um plano que cabe em seu orçamento. 

Não há desculpas para você não ter um plano de saúde e ficar tranquilo e protegido, não somente você, mas também a sua família, quando se trata de saúde

Abrir bate-papo
Estamos prontos para te atender em dúvidas e cotações de todos os planos de saúde. Entre em contato agora.